Seriados da Década de 40

PICA-PAU
Pica-Pau  é o nome de uma personagem de desenho animado , que estrelou vários curta-metragens de animação produzidos pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídos pela Universal Pictures. Embora não seja o primeiro dos personagens "malucos" que tornaram-se populares nos anos 1940, o Pica-Pau é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero.
Foi criado em 1940 pelo artista Walt Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco com uma aparência muito diferente da qual vemos atualmente. Porém, ao longo dos anos,  sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos e um temperamento mais tranqüilo.
Os desenhos do Pica-Pau foram transmitidos na televisão pela primeira vez em 1957 e  atualmente é ainda reprisado com freqüência na televisão, transmitido pela Rede Record.








LULUZINHA
Luluzinha, além de ser uma personagem feminina de desenhos animados é também de histórias em quadrinhos. Foi criada em 1935 por Marjorie Buell. A primeira aparição da personagem foi numa charge e em 45, foi lançada a sua própria revista em quadrinhos. A primeira série foi gravada entre 1943 a 1948. Luluzinha e Bolinha apareceram em território brasileiro pela primeira vez fazendo muito sucesso com as revistas em quadrinhos publicadas em 1955. Os episódios de Luluzinha foram trasmitidos pela Rede Globo, a Rede Record e o SBT na década de 2000.






TOM & JERRY
Tom and Jerry é uma série de curta-metragem criada por William Hanna e Joseph Barbera, cujo o tema é a eterna rivalidade entre um gato doméstico e um rato. O centro da trama se baseia geralmente em tentativas frustradas de Tom de capturar Jerry, e o caos e a destruição que se segue. A dupla foi para os cinemas em fevereiro de 1940 ainda com os nomes de "Jasper e Jinx". Apenas depois os criadores batizaram por "Tom e Jerry". No Brasil, os desenhos de Tom e Jerry já foram exibidos na televisão aberta pelo SBT e na televisão por assinatura, são exibidos pelo Cartoon Network.
Polêmica: Pelo menos vinte e quatro episódios foram acusados de possuir cenas racistas, como quando ocorre uma explosão ou algum liquido cai no rosto de um personagem e seu rosto fica negro, o que foi interpretado por algumas pessoas como racismo. Em consequência disso, diversas cenas foram editadas e cortadas de alguns episódios.