Seriados da Década de 60

A FEITICEIRA


O projeto da série A Feiticeira teve seu inicio logo após o terceiro casamento de Elizabeth Montgomery, em 1963, com Willian Asher, por quem se apaixonou durante a filmagens de Johnny Cool, num filme dirigido por ele. Desde a algum tempo Elizabeth vinha expressando seu desejo de se aposentar como atriz, ter filhos e levar uma vida familiar normal. Asher então sugeriu que eles poderiam trabalhar juntos em uma nova série para a televisão, e assim passaram a idealizar esse projeto.
A partir da segunda temporada a série passou a ser exibida em cores. Naquele ano o seriado alcançou o sétimo lugar na audiência americana.






PERDIDOS NO ESPAÇO


Perdidos no Espaço foi criada pelo produtor Irwin Allen, sem muitos recursos, mas, em compensação, a série é muito rica em imaginação.
Além disso, o fato de colocar uma família no espaço era o ideal para atrair um leque bem abrangente de público.
A série de ficção foi apresentada originalmente nos Estados Unidos pela rede CBS, entre 15 de setembro de 1965 à 6 de março de 1968.
Todo o primeiro ano do seriado foi feito em preto e branco porque o estúdio não queria gastar demais. A maior parte dos seriados da época, as histórias terminavam antes do epílogo e no final começava uma outra história que dava gancho para o próximo episódio, uma forma de segurar o espectador. A fórmula deu certo e a receptividade de Perdidos no Espaço foi superior ao esperado pelos produtores. Com o sucesso, a segunda e a terceira temporada foram produzidas em cores.






JEANNIE É UM GÊNIO


Como acontece com A Feiticeira, Jeannie é um Gênio é um seriado que marcou pelo menos duas gerações. Quem nunca, mas nunca bateu papo sobre seriados e desenhos antigos e não mencionou "Ah...eu adorava Jeannie e Samantha". É um detalhe curioso: todo mundo adorava. É verdade que talvez sejam poucos os seriados exibidos por tantos anos, e que por isso marcaram mais presença, mas também é certo que estes são dois exemplos de séries que conseguiram se manter atuais, apesar da passagem de tempo, e são ainda capazes de conquistar novos fãs, mesmo os da geração que parece achar que sitcom é coisa exclusiva do canal Sony. Além disso, Jeannie é um Gênio é o produto típico da televisão de uma época em que os recursos eram mais simples, mas a imaginação não tinha limites e a ingenuidade era algo ainda permitido. Ao contrário do que aconteceu no Brasil, onde Jeannie é um sucesso, a série nunca esteve entre as preferidas dos americanos, que gostavam muito mais da bruxinha Samantha. Na realidade, Jeannie surgiu na esteira do sucesso da Feiticeira e, antes mesmo de estrear, foi acusada de plágio. O primeiro episódio, que foi ao ar em setembro de 1965.


AGENTE 86

Agente 86 teve 138 episódios ao longo dos quais ganhou sete Emmys  em cinco temporadasde exibição. Dois por melhor seriado cômico e três (em anos seguidos) para a Don Adams.  
No ano de  1969, 6 anos antes do sucesso no Brasil a rede americana NBC  tiror a série do ar, pois os índices de audiência começavam a baixar.
O agente 86 tenta salvar o planeta da organização Kaos. Um dos seus inimigos mais conhecidos era o nazista Siegfried. Maxwell Smart conta com diversos equipamentos malucos, como o famoso "sapato-fone" ou a "cúpula  do silêncio" uma especie de bola de vidro sob a qual as pessoas conversavam para que o assunto não vazasse para fora, só que ninguém conseguia se ouvir dentro!
Na série também  tinha o agente 13  interpretado por Dave Ketchum falecido recentemente, que sempre aparecia nas mais inusitadas  situações escondido em arquivos,porta-malas, geladeiras,caixas e outros lugares malucos.




A FAMÍLIA ADDAMS

A Família Addams é uma série de televisão americana exibida originalmente entre 1964 e 1966, com base em personagens criados por Charles Addams na década de 1930.
A Família Addams também fez sucesso no cinema. Três filmes foram produzidos, sendo que o primeiro e o segundo tem o mesmo elenco e são como uma continuação. O terceiro é com elenco diferente.
No ano de 1973, a Hanna-Barbera (empresa de desenho animado) decidiu fazer um desenho da Família Addams, com os mesmos personagens da série. Devido ao sucesso do desenho, este ganhou uma nova versão em 1992.





BATMAN

Os produtores da ABC queriam tentar algo diferente, e desde que o Superman se tornara um espetáculo popular e de grande aceitação, foram em busca de um novo personagem dos quadrinhos, optaram por Batman.  Os resultados ficaram abaixo do esperado, e por conta destes resultados o programa não deveria ir ao ar semanalmente na rede ABC. Mesmo assim decidiram prosseguir com o projeto a qualquer custo.
Em 12 de janeiro de 1966 o primeiro episódio "Hey Diddle Riddle" entrou nas casas da América. Foi um sucesso. A Batmania tomou conta do país e o seriado tornou-se um dos mais assistidos de todos os tempos. No início da segunda temporada em 1967, o seriado começava a cair nas pesquisas de audiência, quando seus produtores resolveram então introduzir um novo personagem, a Batgirl. Mesmo assim, o resultado não foi significativo tendo de encerrar a série.





STARS WARS
A história de Star Wars usa como ponto de partida o livro do estudioso americano Joseph Campbell, O Herói das Mil Faces. Nele, Campbell esmiúça ponto por ponto quais são as características do herói presente em todas as grandes obras da humanidade, tanto no cinema como na literatura e no teatro.
Star Wars foi uma série de seis filmes de ficção científica escritos por George Lucas. Como subprodutos surgiram também uma franquia literária, uma série de jogos eletrônicos e desenhos animados. Fez muito sucesso na década de 60, até então é conhecido até os dias de hoje.