quarta-feira, 22 de junho de 2011

História do Seriado

O seriado foi uma forma popular de filme cujo início pode ser remetido a What Happened to Mary? do Edison Studios, em 1912, primeiro seriado dos Estados Unidos. Anteriormente houve, em 1910, o seriado Arsène Lupin Contra Sherlock Holmes, drama alemão em 5 capítulos, e um possível mas não confirmado seriado Raffles, em 1911.
No início da década de 1950 foram criados para televisão os programas que anteriormente faziam sucesso no rádio. As sitcom foram as primeiras a conquistarem o público nessa época.
Os seriados foram muito populares entre as crianças e os jovens da primeira metade do século 20, e geralmente as sessões de cinema, inclusive no Brasil, até os anos 60, eram precedidas por um episódio de seriado, como eram conhecidos então. A partir dessa década, as séries televisivas passaram a trazer uma gama de inovações, elas evoluíram e pode-se constatar isso nos seriados atuais.  Posteriormente, foram adquiridos pelos canais de TV, sendo apresentados então em episódios semanais ou diários. Grande parte era de western (filmes de faroeste), mas havia os mais diversos gêneros: dramas, ficção científica, espionagem, aventuras na selva, além de adaptações de livros. Alguns chegaram a ser bastante dispendiosos, como foi o caso de Flash Gordon, que pode ser considerado uma das maiores produções de seu tempo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário